quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Planificação de grupo

Dia/hora/local-
Dia 10 de Janeiro de 2011;
Das 10:00 às 11:45 Horas;
Centro Escolar de Alenquer;

Dinamizadores da Actividade

Ana Costa  Nádia Correia
Tiago Pereira

Área de Intervenção
Animação Infantil

 População
- Crianças dos 3 aos 6 anos, da sala 5, do Centro Escolar de Alenquer;

Objectivos Gerais:
- Conhecer a instituição;
- Conhecer o Público-alvo (Crianças);






Objectivos Específicos:
- Desenvolver a sua capacidade de conhecimento;
- Apresentar os direitos das crianças;
- Estimular a sua criatividade;
- Conhecer os direitos da criança;
- Divertir as crianças;
- Brincar com as Crianças;

Recursos (Humanos, Materiais e Financeiros)

Humanos:
     - Ana Costa
     - Nádia Correia
     - Tiago Pereira

Materiais:
     -Folhas
     -Data show
     -Computador Portátil
     - Papel de Cenário
     - Cartolinas
     - Canetas de Feltro
     - Lápis de Cor

Financeiros

- 5 Cartolinas de várias cores – 2,25 €;
- 10 Impressões do livro de actividades e da autorização – 1, 40;
- Tintas para pintar o papel cenário – 8,00;

Actividade

- A dinamização da actividade será feita com a apresentação dos Animadores Socioculturais com um jogo de apresentação onde todos, um a um terão de se apresentar dizendo o nome, idade e o que mais gostam de fazer.
- Depois do jogo, terá lugar um teatro dinamizado pelos 3 organizadores da actividade acompanhado de um PowerPoint com imagens sobre os direitos da criança na qual os animadores irão perceber se as crianças durante a dramatização conseguiram entender os direitos que retrataram;
- De seguida os dinamizadores irão fornecer uma cartolina a cada grupo de cinco crianças onde elas vão ter de desenhar o que queiram desde que tenha a ver com os direitos da criança, depois de acabarem de desenhar vai cada grupo um a um com o animador colar a cartolina com os desenhos no papel cenário.
- No final da actividade vão cantar todos juntos com os dinamizadores uma canção sobre os direitos da criança, depois disso todos recebem um livro para colorir também sobre os direitos.

Metodologias

- Contacto com a instituição;
- Visita á instituição;
- Começamos por apresentar um teatro sobre os direitos da criança na qual os animadores iram dramatizá-lo mostrando um PowerPoint com imagens;
- Depois dividimos a turma em 5 grupos em que cada um deles terá direito a uma cartolina para cada 5 elementos de cada grupo, onde têm de desenhar o que quiserem sobre os direitos.  
- Para finalizar, vamos cantar com todas as crianças uma canção sobre os direitos da criança, depois disso recebem um livro sobre o mesmo para colorirem;

Avaliação
- Observação durante a dinamização da actividade dos desenhos que cada criança desenhar sobre os direitos que os dinamizadores representaram;


Sem comentários:

Enviar um comentário