sábado, 8 de janeiro de 2011

caracterização das crianças e encarregados de educação



SALA
NÚMERO DE ALUNOS


TOTAL

IDADES
3 ANOS
4 ANOS
5 ANOS
6 ANOS
  5
     5
      7
    12
     01   
    25







Número de alunos    Sexo feminino: 12               Sexo masculino: 13                   TOTAL: 25



 A turma é muito calma e as crianças são muito meigas e obdientes.
Os Encarregados de Educação são muito atentos e intressados por tudo que se passa na escola.

direitos das crianças

  • Princípio 1º
    Toda criança será beneficiada por estes direitos, sem nenhuma discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou situação económica. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!




  • Princípio 2º
    Todas as crianças têm direito a protecção especial e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade. As leis deverão ter em conta os melhores interesses da criança.




  • Princípio 3º
    Desde o dia em que nasce, toda a criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.




  • Princípio 4º
    As crianças têm direito a crescer e criar-se com saúde. Para isso, as futuras mães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis. Todas as crianças têm também direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.




  • Princípio 5º
    Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais exigidos pela sua condição particular. Porque elas merecem respeito como qualquer criança.




  • Princípio 6º
    Toda a criança deve crescer num ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as mais pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário (para bem da criança). O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.




  • Princípio 7º
    Toda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas habilidades.
    E como brincar também é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir!




  • Princípio 8º
    Seja numa emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber protecção e socorro dos adultos.




  • Princípio 9º
    Nenhuma criança deverá sofrer por negligência (maus cuidados ou falta deles) dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Não será nunca objecto de tráfico (tirada dos pais e vendida e comprada por outras pessoas).
    Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem deverá ser obrigada a fazer actividades que prejudiquem sua saúde, educação e desenvolvimento.




  • Princípio 10º
    A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda criança deverá crescer num ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.




  • Retirado: http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Sabias&ID=203

    quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

    Planificação de grupo

    Dia/hora/local-
    Dia 10 de Janeiro de 2011;
    Das 10:00 às 11:45 Horas;
    Centro Escolar de Alenquer;

    Dinamizadores da Actividade

    Ana Costa  Nádia Correia
    Tiago Pereira

    Área de Intervenção
    Animação Infantil

     População
    - Crianças dos 3 aos 6 anos, da sala 5, do Centro Escolar de Alenquer;

    Objectivos Gerais:
    - Conhecer a instituição;
    - Conhecer o Público-alvo (Crianças);






    Objectivos Específicos:
    - Desenvolver a sua capacidade de conhecimento;
    - Apresentar os direitos das crianças;
    - Estimular a sua criatividade;
    - Conhecer os direitos da criança;
    - Divertir as crianças;
    - Brincar com as Crianças;

    Recursos (Humanos, Materiais e Financeiros)

    Humanos:
         - Ana Costa
         - Nádia Correia
         - Tiago Pereira

    Materiais:
         -Folhas
         -Data show
         -Computador Portátil
         - Papel de Cenário
         - Cartolinas
         - Canetas de Feltro
         - Lápis de Cor

    Financeiros

    - 5 Cartolinas de várias cores – 2,25 €;
    - 10 Impressões do livro de actividades e da autorização – 1, 40;
    - Tintas para pintar o papel cenário – 8,00;

    Actividade

    - A dinamização da actividade será feita com a apresentação dos Animadores Socioculturais com um jogo de apresentação onde todos, um a um terão de se apresentar dizendo o nome, idade e o que mais gostam de fazer.
    - Depois do jogo, terá lugar um teatro dinamizado pelos 3 organizadores da actividade acompanhado de um PowerPoint com imagens sobre os direitos da criança na qual os animadores irão perceber se as crianças durante a dramatização conseguiram entender os direitos que retrataram;
    - De seguida os dinamizadores irão fornecer uma cartolina a cada grupo de cinco crianças onde elas vão ter de desenhar o que queiram desde que tenha a ver com os direitos da criança, depois de acabarem de desenhar vai cada grupo um a um com o animador colar a cartolina com os desenhos no papel cenário.
    - No final da actividade vão cantar todos juntos com os dinamizadores uma canção sobre os direitos da criança, depois disso todos recebem um livro para colorir também sobre os direitos.

    Metodologias

    - Contacto com a instituição;
    - Visita á instituição;
    - Começamos por apresentar um teatro sobre os direitos da criança na qual os animadores iram dramatizá-lo mostrando um PowerPoint com imagens;
    - Depois dividimos a turma em 5 grupos em que cada um deles terá direito a uma cartolina para cada 5 elementos de cada grupo, onde têm de desenhar o que quiserem sobre os direitos.  
    - Para finalizar, vamos cantar com todas as crianças uma canção sobre os direitos da criança, depois disso recebem um livro sobre o mesmo para colorirem;

    Avaliação
    - Observação durante a dinamização da actividade dos desenhos que cada criança desenhar sobre os direitos que os dinamizadores representaram;


    Projecto "Aprender é crescer"

    Neste módulo 10-Direitos Sociais estamos a realizar um projecto onde temos de trabalhar em grupo na qual o meu grupo é a Ana e o Tiago e decidimos trabalhar no Centro Escolar das Paredes, a nossa faixa etária será as crianças entre os 3 e os 6 anos.